sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

COMUNIDADE QUILOMBOLA DA ANASTÁCIA

Os negros da Anastacia: uma abordagem antropológica sobre identidade étnica, gênero, cultura e política na trajetória de uma comunidade quilombola

Este trabalho busca, através de uma abordagem antropológica que dialoga com as categorias analíticas de identidade étnica, gênero, cultura e política, inserir-se na ótica de produções científicas que abordam a temática dos territórios quilombolas no Brasil, especialmente no sul do país.

Para tanto, se propõe a investigar, a partir do método etnográfico, o processo identitário que engendra as reconfigurações étnicas, culturais e políticas protagonizadas por homens e mulheres que se auto-atribuem uma identidade quilombola.
O universo de pesquisa abrange o território do Quilombo da Anastácia, no município de Viamão/RS, o qual sugere nas falas nativas, o referencial constantemente manejado da ancestral fundadora do grupo, Anastácia, como um símbolo de distintividade e pertencimento étnico.

O território da Gente da barragem localiza-se fora do perímetro urbano da cidade de Viamão/RS, sendo pontos de referência a proximidade com o rio Gravataí e com as localidades conhecidas como Passo dos Negros e Banhado dos Pacheco.

Vera Regina Rodrigues da Silva

Faculdade Montserrat/Caxias do Sul

verare.rodrigues@gmail.com

Nenhum comentário: